• images/slider/01_raio.jpg
  • images/slider/02_tigre.jpg
  • images/slider/03_sol.jpg

Apresentação

TRAUMA, MEMÓRIA E RESTAURAÇÃO DO SELF

O trauma muda a forma como o cérebro processa informação e o corpo atua no mundo; este workshop explora como os ritmos básicos internos das pessoas e sua interação com seu ambiente são alterados pelo trauma. Será explorada a neurobiologia da auto-regulação e serão examinadas formas de auxiliar o corpo, ambas essenciais para integração das memórias traumáticas: sensações, padrões de ação e sensações físicas relacionadas ao passado.

Devido as alterações no sistema biológico, as pessoas traumatizadas continuam prisioneiras de sua história e reagem no momento presente em uma variedade de formas repetidas dos momentos das situações de trauma. Uma vez que a maioria das experiências é automaticamente processada em níveis subcorticais – isto é: inconscientes – do cérebro, o insight e a compreensão tem uma influencia limitada no controle que as pessoas podem exercer sobre estes processos.

Neste workshop os participantes entrarão em contato com os resultados das últimas pesquisas das neurociências sobre efeitos do trauma nos processos de pensar, sentir e aprender e irão explorar como cada um pode recuperar os ritmos alterados pela yoga, meditação, toque e movimento; como várias técnicas de intervenção ajudam as pessoas a lidar com as experiências traumáticas do passado, restabelecendo a capacidade de viver integralmente no presente.

Os objetivos do workshop são então:

  • Mostrar como o domínio do corpo, processamento da memória, regulação do afeto, integração sensorial e outras técnicas podem ajudar as pessoas a se mover da prisão do passado traumático para uma vida no momento presente.

  • Discutir o que as ciências do cérebro nos ensinam sobre como o trauma é relembrado e como muda o processamento das experiências subsequentes.

  • Mostrar como o domínio dos ritmos e da experiência sensorial, como feito pela yoga e o processamento sensório-motor, podem curar o trauma.

  • Mostrar como as técnicas teatrais, role playing e outras formas de ações físicas podem ajudar a superação do trauma.

  • Mostrar como neurofeedback pode recircuitar um cérebro orientado pelo medo.

Local: CBC no Rio de Janeiro.
Data: 17, 18 e 19 de maio de 2013.
Horário: de 9:00 às 17:00
Tradução: sequencial.
Coordenação: Carlos Alberto Franco, D.SC.

 
Buy cheap web hosting service where fatcow web hosting review will give you advices and please read bluehost review for more hosting information.