• images/slider/01_raio.jpg
  • images/slider/02_tigre.jpg
  • images/slider/03_sol.jpg
Categoria: Mensagem da Diretoria

A Associação Brasileira do Trauma (ABT), entidade que desenvolve há 14 anos atividade de ensino e pesquisa em Estresse Pós-Traumático e que congrega profissionais dedicados a atividades clinicas e sociais na área, entra formalmente agora para a área de pesquisa.
Trata-se de mais um passo...
Nos últimos quatro anos promoveu a Jornada em Experiência Somática, quando trouxe a luz inúmeros estudos de caso e relatos de trabalhos de campo em assistência clínica e social. Formaliza agora um Grupo de Pesquisa: o tema Neurociência do Trauma que tem sido sistematicamente tratado com workshops dá suporte para tais estudos.
Em maio de 2013 teremos Bessel van der Kolk, pesquisador que tem contínua e consistentemente liderado o campo de investigações sobre estresse pós-traumático e influído em todo o desenvolvimento da área, ministrando o workshop TRAUMA, MEMÓRIA E RESTAURAÇÃO DO SELF nutrindo assim nossos profissionais; com isto esperamos estar contribuindo para alavancar as investigações científicas sobre o tema no Brasil. Portanto a criação deste novo site visa agilizar e compartilhar nossos movimentos e fomentar pesquisa na área.

A todos, bom proveito e muita produção!

Pedro Prado.
Dr. em Psicossomática, PUC-SP.
Presidente da ABT.
Professor da SETI.
Professor Avançado do Rolf Institute, Boulder Colorado.

========================================================

O trabalho de organização do workshop sobre neurociência do trauma realizado no Rio de Janeiro em maio de 2012, colocou definitivamente a ABT em um novo caminho em suas propostas; o workshop foi apresentado por dois grandes nomes do segmento de ensino e pesquisa em neurociências que trabalham em fundamentos que são o sustentáculo da SE criada e aperfeiçoada por Peter Levine.

O crescimento da SE ocorre em um momento de especial sincronicidade: no Brasil e no mundo, percebe-se a chegada aos treinamentos de profissionais com títulos de mestrado e doutorado, ao mesmo instante em que começam a despontar trabalhos acadêmicos sobre a técnica. Isto levou o Trauma Institute à organização do Research Committee, de abrangência internacional, com o objetivo de comprovar a eficácia e a correção da grande integração de conhecimentos proposta por Peter Levine; simultaneamente, estão incluídas as possibilidades de estudos sobre o trauma, que a técnica de SE com seus resultados permite explorar.
A ABT entende que é sua natural vocação seguir dois princípios:

  • Acompanhar as propostas do Trauma Institute.
  • Educar usando todas as formas que permitam o aperfeiçoamento de seus associados.

Assim, com o apoio voluntário de vários associados, está criado o Grupo Científico da ABT; mais que simplesmente um grupo de profissionais interessados em fundamentos, o Grupo Científico se organiza para a comunidade SE com os objetivos de aperfeiçoar a formação e trazer conhecimento adicional aos praticantes buscando capacitá-los, cada vez mais, como agentes de intervenção sobre os efeitos do trauma.

(Por Carlos Alberto Franco, D. Sc. substituindo Cornélia Rossi).

Cornélia Rossi.
Psicóloga e Bióloga.
Diretora da ABT.
Instrutora Internacional de SE.
Chair of the International Research Committee do Trauma Institute.

Buy cheap web hosting service where fatcow web hosting review will give you advices and please read bluehost review for more hosting information.